BEM VINDOS AO MEU BLOG

ESPEO QUE GOSTEM DAS POSTAGENS QUE COLOCO AQUI COM INFORMAÇÕES DE ODONTOLOGIA E SAÚDE

BOA LEITURA


Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de março de 2010

Doenças Periodontais

As doenças periodontais acometem os tecidos ao redor dos dentes, podendo ocorrer somente na gengiva (gengivite) ou comprometer também cemento, ligamento e osso (periodontite). Elas ocorrem devido ao acúmulo de placa bacteriana ou biofilme sobre os dentes. Esta placa, cada vez mais, vai penetrando no espaço entre dente e gengiva, e as bactérias, ali presentes, podem entrar em sua corrente sanguínea. A partir deste momento, estas bactérias desencadearão um processo inflamatório que afeta não só os dentes, mas o organismo todo, representando uma importante complicação na saúde geral dos indivíduos. Vários estudos demonstram sua relação com uma série de doenças sistêmicas como endocardite infecciosa, infarto agudo do miocárdio, nascimento de crianças de baixo peso, pneumonias por aspiração de partículas contaminadas e dificuldade de controle metabólico em pacientes portadores de diabetes melito, além de atuar em vários outros processos fisiológicos no organismo do hospedeiro.



placa e gengivite

A redução da placa (que quando calcificada se torna um tártaro) da superfície dental é um dos principais fatores envolvidos na prevenção e tratamento dessas doenças. Sua remoção pode ser mecânica através da raspagem, associada ou não a agentes antimicrobianos e antibióticos. Estudos demonstraram que a ausência de tratamento profissional, leva a longo prazo, à perda desses tecidos ao redor dos dentes. Esta perda pode ser contínua e vai promovendo uma progressiva destruição do periodonto, resultando na perda de dentes. Outros autores demonstraram que uma cuidadosa manutenção e controle profissional são fundamentais para o sucesso do tratamento periodontal. A periodicidade desses controles depende da susceptibilidade à doença, histórico familiar, idade, habilidade manual, entre inúmeras outras coisas e é determinada pelo dentista.
Portanto, deve-se visitar regularmente o dentista visando à prevenção dessas doenças e quando instaladas, o tratamento e a manutenção e controle.


Um comentário:

  1. Obrigada pela materia, com ela consegui convencer o Luis enfim ir ao dentista e remover o tartaro...

    ResponderExcluir