BEM VINDOS AO MEU BLOG

ESPEO QUE GOSTEM DAS POSTAGENS QUE COLOCO AQUI COM INFORMAÇÕES DE ODONTOLOGIA E SAÚDE

BOA LEITURA


Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de março de 2010

Gengivite

A gengivite representa uma inflamação da gengiva que atinge a maioria da população em todo o mundo. Se você observar que sua gengiva está avermelhada e inchada este pode ser um sinal importante de gengivite. Algumas pessoas verificam que ao escovar os dentes ou quando estão mastigando algum alimento mais rígido a gengiva começa a sangrar, estes também são sinais clínicos da gengivite.

Quais são as principais causas da gengivite? Aqui cabe uma breve explicação. A principal causa da gengivite é a presença de milhares de bactérias que estão no interior da cavidade bucal, uma vez estas bactérias permanecendo sobre as superfícies dos dentes, sobre a língua e as mucosas bucais inicia-se o processo de inflamação gengival, ocorrendo então sangramento da gengiva e em alguns casos mais graves os pacientes podem sentir dor, mal estar e até febre. Outros fatores relacionados a gengivite são: injúrias ou irritação causadas por uma escovação traumática, alguns medicamentos que reduzem a produção de saliva ou ainda fatores relacionados a uma pobre nutrição, principalmente de cálcio e vitaminas e, finalmente, algumas alterações hormonais podem estar relacionadas a gengivite.

Como se trata a gengivite? Apesar da gengivite estar relacionada a diferentes fatores como já vimos, sua principal causa são as bactérias assim, nos casos iniciais de gengivite podemos tratá-la com medidas relativamente simples, ou seja, uma correta escovação dental associada ao uso de fio dental promoverá a eliminação das bactérias aderidas às superfícies dentais restabelecendo-se então um quadro de saúde bucal e consequentemente saúde geral. Nos casos mais graves além da correta higiene bucal, uma maior investigação deve ser feita para identificar outros possíveis fatores causais associados à presença das bactérias. Tanto nos casos iniciais quanto nos casos mais graves a gengivite uma vez tratada, e sempre com a orientação e supervisão do profissional, irá desaparecer sem deixar, na maioria das vezes, qualquer seqüela.

A manutenção de uma gengiva saudável e consequentemente de uma boca saudável é simples desde que medidas eficazes de higiene bucal e visitas regulares ao profissional de sua confiança façam parte de sua rotina.

Fonte: www.sobrape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário